terça-feira, 22 de maio de 2012

Boxe - Principais nomes


ACELINO "POPÓ" FREITAS


Popó tem uma carreira vitoriosa, iniciada profissionalmente em 1995, onde já conquistou quatro Cinturões de campeão, dos quais os principais foram: Super-Penas (1999, pela WB0); Unificado Super-Pena (2002, pela WBA) e dos Leves (2004, pela WB0), agora reconquistado. Foram 38 vitórias (32 por nocaute) e 2 derrotas (ocorrida quando de sua separação de Eliana, contra o norte-americano Diego Corrales, em 2004 e a outra em 2007, contra o americano Juan Díaz).

Em 30 de abril de 2006 reconquistou o cinturão da categoria dos Leves, pela Organização Mundial de Boxe - OMB (em inglês WBO), contra o americano Zahir Raheen (numa luta de doze assaltos, vencida por pontos, no placar de 2 a 1 dos três jurados) antes de perde-lô para Juan Díaz.



________________________________________________________________________


ÉDER JOFRE



Éder Zumbano Jofre  é um ex-pugilista brasileiro. Lutava sob as cores do São Paulo Futebol Clube. É considerado por especialistas como o maior nome do boxe brasileiro em todos os tempos. Ficou conhecido também pelo apelido "Galinho de Ouro".

Histórico de 78 lutas, 72 vitórias, 50 nocautes, 4 empates e 2 derrotas.



________________________________________________________________________



ADILSON "MAGUILA" RODRIGUES




Adilson José Rodrigues, mais conhecido como Maguila tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial peso pesado. O título era da inexpressiva Federação Mundial de Boxe (WBF), uma das dezenas de entidades que representam a categoria. Maguila, 37 anos, derrotou por pontos o inglês Johnny Nelson, em Osasco, na Grande São Paulo.

Encerrou a carreira profissional em 29 de fevereiro de 2000, após sua derrota por nocaute para Daniel Frank. Entre as suas derrotas mais importantes destacam-se para o lendário George Foreman, em 1990, e, um ano antes, para o então aspirante ao título Evander Holyfield. Entre as vitórias mais expressivas, venceu James Smith,James Stillis e o argentino Daniel Falconi.

Principais títulos: Campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.

Adilson Maguila vs Evander Holyfield




EVANDER HOLYFIELD



Evander Holyfield é um pugilista norte-americano, pentacampeão mundial dos pesos-pesados. Holyfield ficou mundialmente conhecido por vencer Mike Tyson, e por ter sido vítima de uma mordida onde parte de sua orelha foi mutilada.

Tem um histórico de 43 vitórias (28 nocautes, 13 decisões por pontos, 1 abandono, 1 desqualificação), 2 empates e 10 derrotas (2 nocautes, 8 decisões por pontos)

Na tentativa de se tornar o mais velho campeão mundial dos pesos pesados da história, Holyfield retornou aos ringues em 21 de dezembro de 2008. A luta ocorreu em Zurique, na Suíça. Porém, os juízes deram a vitória ao detentor do cinturão, o russo Nikolai Valuev


Evander Hollifield vs Mike Tyson 




MIKE TYSON



Um dos mais conhecidos e visto por muitos como um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos. Sua trajetória se define por: 50 Vitórias (44 nocautes, 5 decisões, 1 desqualificações), 6 Derrotas , 0 Empates, 2 Desistências.

Dentre várias polêmicas como divórcio, prisão, morte da filha de 4 anos por enforcamento, uma que mais se destaca é: "Tyson mordeu a orelha de Holyfield, o que levou à interrupção do combate. Reatado o duelo, Tyson voltou a morder a orelha do oponente e acabou por ser desclassificado, ele afirmou que só fez aquilo em resposta a repetidas cabeçadas que vinha recebendo de Holyfield (no primeiro confronto entre os dois Mike também havia reclamado sobre as cabeçadas de Holyfield), gerando uma luta no ringue entre as equipes de apoio dos dois pugilistas. Tyson perdeu o combate e foi banido por um ano da competição."



________________________________________________________________________



MUHAMMAD ALI


Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é um pugilista norte-americano. É mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito " O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999.

Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo.

O boxeador Muhammad Ali foi uma das inspirações do ator Sylvester Stallone para escrever o filme “Rocky, o Lutador”, que ganhou o Oscar de melhor filme em 1976.


________________________________________________________________________



ROCKY MARCIANO



Conhecido por seus golpes potentes, Marciano nunca perdeu uma luta sequer enquanto esteve nos ringues. Somou 49 vitórias em 49 lutas em sua carreira, sendo 43 por nocaute, marca nunca superada até hoje. Rocky ficou conhecido também por nunca subestimar nenhum de seus adversários, pelo jeito humilde e modesto.

É considerado por muitos um dos melhores de todos os tempos.


________________________________________________________________________



JULIO CESAR CHAVEZ



Foi campeão mundial em três diferentes categorias, ficando invicto até 1994, após 90 lutas.

É considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos, contando com várias indicações como boxeador do ano pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), outorgada pela prestigiada revista The Ring. 

Ganhou cinco títulos mundiais em diferentes categorias e tem um cartel de 107 lutas, com 102 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.







Estas e mais informações você encontra em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
http://www.oguiadasartesmarciais.xpg.com.br/Guia%20de%20A%20a%20Z/Boxe/Pungilistas_Famosos.htm

Um comentário:

  1. Eu amo estes filmes! Eu descobri recentemente um filme com um tema semelhante. Punhos de Aço Legendado tem uma história que pode fazer você rir e chorar. Os filmes que contam as histórias de lutadores, deixam várias lições. :) Se você gosta desses filmes, não vai se arrepender!

    ResponderExcluir