quarta-feira, 9 de maio de 2012

UFC - História e Regras

O MMA (Mixed Martial Arts) é uma modalidade de luta em que os praticantes não precisam seguir necessariamente um estilo específico de luta, por isso o nome de Artes Marciais Misturadas. Esse esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe, de qualquer arte marcial, como boxe, jiu-jítsu, karatê, judô, muay thai, entre outras. Uma grande escala de técnicas permitidas, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.

O UFC (Ultimate Fighting Championship) é a maior organização de artes marciais mistas do mundo. Inspirado por torneios de Vale Tudo de origem brasileira, é atualmente comandada pela Zuffa Entertainment.




    REGRAS BÁSICAS

    Os lutadores se enfrentam num ringue de oito cantos com 3 assaltos de 5 minutos, em caso de decisão de título e luta principal com 5 assaltos de 5 minutos.

    Os resultados das lutas se definem com:

    Desqualificação - Acontece quando um dos lutadores aplica de forma intencional algum golpe ilegal (como cabeçadas, golpes na região genital, golpes na região anterior à cabeça, entre outros) ou realiza algum movimento proibido de acordo com as regras (segurar nas grades seguidamente, por exemplo). Caso o combate não possa prosseguir, ou o lutador insista em não obedecer às regras, ele será desclassificado.

    Finalização - Ocorre quando um lutador recebe uma técnica característica da luta agarrada, tais como chaves e estrangulamentos, e demonstra clara desistência, através de batidas no chão do ringue (com os pés ou mãos) ou verbalmente.
    Obs: No caso de estrangulamentos, caso o lutador não desista, ele pode desmaiar. Se isso acontecer, o arbitro irá intervir, e será decretada a finalização da mesma forma.

    Nocaute - Ocorre quando um lutador recebe um golpe legal e fica inconsciente.

    Nocaute Técnico - Pode ocorrer de diversas formas:

    - Decisão médica: Ocorre quando o médico julga que o lutador não pode continuar no combate, devido a um corte ou lesão. Portanto, o médico pode encerrar o combate se julgar que a integridade física do lutador estará ameaçada caso continue. Esta decisão não depende do lutador, portanto, por mais que ele queira continuar, se o médico determinar o fim do combate, será a decisão final.

    - Interrupção do árbitro: Neste caso, o árbitro do ringue encerra a luta por achar que um lutador não está mais se defendendo ou esboçando qualquer reação.

    - Lesão: Neste caso, o próprio lutador manifesta desistência, ou o árbitro do ringue encerra a luta, sem necessidade de consulta ao médico. Ocorre em casos de lesões mais visíveis, como fraturas ou graves torções.

    Decisão do júri - Ao término dos 3 ou 5 rounds, 3 juízes decidirão quem é o vencedor. Para isso, eles se utilizam de diversos critérios: agressividade, contundência em pé, domínio no chão, trocações efetivas, agarramentos efetivos, controle da área do ringue e de luta, defesa,etc.


    PESOS

    O UFC se divide nessas categorias de pesos:

    • Mosca (Flyweight) - até 56,7kg
    • Galo (Bantamweight) - acima de 56,7kg até 61,2kg
    Pena (Featherweight) - acima de 61,2kg até 65,7kg
    Leve (Lightweight) - acima de 65,7kg até 70,3kg
    • Meio-médio (Welterweight) - acima de 70,3kg até 77,1 kg
    Médio (Middleweight) - acima de 77,1kg a 83,9kg
    • Meio pesado (Light Heavyweight) - acima de 83,9 até 92,9kg
    • Pesado (Heavyweight) - acima de 92,9kg até 120,2kg
    • Super-Pesado (Super Heavyweight) - acima de 120,2kg


    Antigamente este evento era assistido apenas por pessoas que possuíam TV por assinatura e nos tempos atuais os eventos são transmitido em canais abertos para todos terem oportunidade de assistir. Com o tempo o UFC vem ganhando muita força por conta da mídia. É algo que se expandiu e está crescendo, ganhando cada vez mais adeptos do esporte e mais telespectadores.





    __________________
    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultimate_Fighting_Championship
    http://www.osignificado.com.br
    http://www.colunasdehercules.com.br/2012/03/historia-do-ufc-ultimate-fighting.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário