quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lutas e Artes Marciais na Educação Física Escolar

Claro que o mais óbvio é o conhecimento de uma arte de autodefesa, que é uma das principais razões do porque tais sistemas foram desenvolvidos em primeiro lugar. Saber como se defender e seus entes queridos de uma situação potencialmente perigosa é um trunfo nos dias de hoje. Diferente do que é retratado nos filmes, o treino não é somente luta e combate. Muitas pessoas, a maioria talvez, treinam em alguma arte marcial pelos benefícios à saúde. Qualquer que seja o estilo, as artes marciais irão com certeza melhorar seu desempenho físico e preparo muscular e cardiovascular. Sua força e resistência irão aumentar, talvez não no mesmo ritmo que a musculação faria, e com certeza você irá ganhar músculos bem definidos. O ponto chave do treino de Artes Marciais é que seu poder de ataque com certeza aumentará, já que você será treinado para usar sua força efetivamente, sem desgastes.

Se são tantos os benefícios, por que ainda há tão poucos professores dispostos a incluir esse tema nas aulas?

O primeiro entrave é a associação entre as disputas no tatame e a agressividade. Pois saiba que essa idéia é equivocada. Na luta, o outro não é um inimigo; é só um adversário. E a relação não é de agressão, mas de interação. Os estudantes atacam, defendem-se, caem e, no final, voltam à condição de colegas, sem se sentir desrespeitados. Não é à toa que, na maioria das artes marciais, os embates começam e terminam com um cumprimento.

Os profissionais de Educação Física, que utilizam a arte marcial em escolas sejam elas públicas ou particulares, deparam-se com uma possível opção de socialização, educação, e integração do desenvolvimento do indivíduo, oferecendo aos seus alunos (as) uma possibilidade excelente desenvolvimento nos planos psicomotor, afetivo e cognitivo.

As artes marciais exigem de seus praticantes muita disciplina, e com isso é indicada para pessoas que possuem uma conduta mal educada, é indicada para pessoas tímidas, devido ao seu poder de integração, é indicada para pessoas com falta de concentração, devido a sua necessidade de agilidade, e é indicada para pessoas agressivas, devido a sua canalização de energia física e mental, em fim é indicada para qual quer tipo de pessoa, gênero ou idade, contribuindo positivamente não somente para o físico, mais também para a mente e o espírito.

Esquecemos muitas vezes é que as lutas, não se resumem apenas a técnicas, elas também ensinam aos seus praticantes a disciplina, valores tais como respeito, cidadania e ainda buscam o autocontrole emocional, o entendimento da história da humanidade, a filosofia que geralmente acompanha sua prática e acima de tudo, o mais importante, que é respeito pelo seu próximo.

As artes marciais também influencia seu lado mental e, às vezes, espiritual, que não somente ajuda a melhorar o foco, mas também no controle do estresse e de suas emoções. Emoções como raiva ou medo são bem controladas no treino de artes marciais. O seu fator de confiança irá alavancar e você se sentirá seguro boa parte do dia, já que poderá andar na rua, tranquilo e confiante, com a consciência de que você possui poderosas habilidades de combate milenares para se defender de qualquer possível situação de risco, diminuindo assim os níveis de estresse diários e a ansiedade de um eventual confronto. Um aumento de autoconfiança nas crianças também é bem notado e geralmente influencia positivamente em outras áreas da vida, como em outros esportes, no aprendizado na escola, e principalmente, na educação, pois as artes marciais não só formam lutadores profissionais como pessoas disciplinadas que sempre irão respeitar as regras de seu ambiente social. Além disso, seus níveis de estresse e ansiedade em outros desafios na vida serão muito melhor combatidos, a partir da certeza de que você pode sempre superar seus limites e com as técnicas de controle interno da mente.









__________________
Fonte:

Um comentário: