quinta-feira, 21 de junho de 2012

Taekwondo: Dados, Informações e Curiosidades





Chegada ao Brasil

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.


Proteção

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.


Graus de aperfeiçoamento

Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.


Competições

Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.


Regras principais

- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);

-Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.


Curiosidade

O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.


Taekwondo nas Olimpíadas

A grande potência da atualidade é a Coreia do Sul. Os atletas sul-coreanos ganharam 9 das 24 medalhas disputadas até os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 serão disputadas 4 categorias (masculino e feminino): peso-mosca, peso leve, peso médio e peso pesado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário