quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lutas e Artes Marciais na Educação Física: Pesquisas

1- Em 2008 foi realizada uma pesquisa com professores de escolas onde há Artes Marciais incluídas na Educação Física e com professores de escolas onde não há esta modalidade incluída na matéria.


Quetionários e Resultados

1) O que acha do uso das artes marciais, como um caminho para a educação e socialização dos seus alunos (as), quando aplicada de uma maneira lúdica e cultural nas escolas/colégios, durante as aulas de Educação Física?

R: Todos os professores aonde se pratica artes marciais nas aulas de Educação Física, responderam positivamente. Aonde não se pratica, 75% (6), dos professores, acham uma boa opção, e 25% (2), não acham ser uma boa idéia.


2)De acordo com suas anotações, qual o rendimento escolar de seus alunos (as), em sua disciplina, em relação à média escolar desta instituição?

R: 87.5% (7), dos professores aonde se pratica arte marcial, responderam que seus alunos estão acima da média e 12.5% (1), estão na média. Nas escolas/colégios, aonde não se pratica as artes marciais, 50% (4), dos professores responderam que seus alunos (as), estão acima da média, 37.5% (3), estão na média e 12.5% (1), estão abaixo da média escolar.


3)No seu colégio/escola, aonde se pratica aulas de arte marcial nas aulas de Educação Física, o senhor (a), percebe que nas relações entre os alunos (as), os valores humanos como: caráter, disciplina, companheirismo, respeito, amor ao próximo entre outros se faz presente?Como e de que forma percebe?

R: Aonde se pratica artes marciais, 100% (8), dos professores responderam que seus alunos (as), possuem uma boa conduta entre eles e com os professores, e que é fácil perceber tais ações, quando algum aluno apresenta estar com problemas escolares e quando são realizados trabalhos em grupos. E aonde não se pratica as artes marciais nas aulas de Educação Física, 75% (6), dos professores responderam que o uso de uma "luta" na escola, poderia ajudar os alunos (as). E 25% (2) dos professores responderam que dificilmente os alunos (as) melhorariam suas condutas ou os seus rendimentos escolares praticando uma "luta" na escola.


4)O senhor (a), acha que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar?Porque?

R: Nas escolas em que se pratica a arte marcial, 100% (8), dos professores concordaram que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar, devido aos benefícios que uma "luta" já traz para os seus alunos (as). E aonde não se pratica arte marcial, 50% (4), dos professores, responderam que seria uma boa idéia incluir as artes marciais no currículo escolar, visando o bom rendimento na escola, e 25% (2), dos professores, alegaram que não é preciso, que tal atividade poderia ser realizada como extracurricular e 25% (2), responderam negativamente, sem muita explicação

________________________________________________________________________

2- Em julho de 2009 foi realizado o CONPEFE (Congresso Paulistano de Educação Física Escolar) na cidade de Caraguatatuba litoral norte do Estado de São Paulo. O evento representa um dos poucos no estado e abordar especificamente essa área e sua temática neste ano foi: saberes docentes e cotidiano escolar.

Na conferência de abertura do congresso foi entregue uma programação com todas as apresentações orais a serem apresentadas durante o congresso. De posse desse documento foi possível analisar e agrupar através dos títulos os assuntos aos quais “pertenciam” cada um dos trabalhos. Foram agrupados assim em 6 categorias os artigos que continham especificamente um dos conteúdos: Lutas e Artes Marciais, Circo, Ginástica, Dança, Esporte, Jogo. Diversas outras possibilidades são possíveis, por exemplo, juntar Circo e Ginástica, ou dividir Atletismo e Esporte. Porém optamos por utilizar essa divisão que atendeu bem aos trabalhos que foram apresentados.

Resultados

O gráfico abaixo mostra o número de trabalhos apresentados no CONPEFE 2009 agrupados em seis categorias interpretadas através de seus títulos:


As duas categorias com maior número de trabalhos foram: Lutas e Artes Marciais e Esporte. Cada uma das duas teve sete trabalhos apresentados. O Jogo aparece com quatros trabalhos. A ginástica com dois. O Circo e a Dança com um trabalho cada.






_____________________
Fonte:
http://www.webartigos.com/artigos/a-arte-marcial-auxiliando-o-desenvolvimento-escolar-aprendizado-para-a-escola-e-para-avida/6152/
http://www.webartigos.com/artigos/a-arte-marcial-auxiliando-o-desenvolvimento-escolar-aprendizado-para-a-escola-e-para-avida/6152/

Nenhum comentário:

Postar um comentário